sábado, 22 de agosto de 2009

Filmes Cubanos

A seguir, uma lista dos 5 melhores filmes cubanos:


Memórias do Subdesenvolvimento
(Tomás Gutiérrez Alea - 1968)


É um dos mais importantes documentários latino-americanos e um dos principais registros que o cinema cubano produziu sobre sua revolução socialista.

Conta a história de Sergio, um homem de 38 anos, de classe média alta, que vê sua mulher e seus amigos fugirem da ilha e do comunismo logo após a revolução. Ele não quer partir, não porque seja um revolucionário, mas porque quer saber o que vai acontecer. O filme é baseado no romance homônimo do escritor Edmundo Desnoes, hoje exilado nos EUA.


Eu Sou Cuba
(
Mikhail Kalatozov - 1964)

Quatro histórias ambientadas na Cuba pré-revolucionária. Em Havana, Maria envergonha-se quando o homem de quem gosta descobre como ela ganha a vida. Pedro, um camponês idoso, descobre que a terra que cultiva foi vendida a uma empresa. Um universitário vê seus amigos serem atacados pela polícia quando distribuíam panfletos a favor de Fidel Castro. Por fim, uma família de camponeses é ameaçada pelas forças de Fulgencio Batista.

Morango e Chocolate

(Tomás Gutiérrez Alea - 1994)

Vencedor de inúmeros prêmios internacionais, sendo o primeiro filme cubano indicado ao Oscar® de melhor filme estrangeiro, Morango e Chocolate é um dos grandes filmes da década de 90. Em parceria com Juan Carlos Tabío, o mestre Tomás Gutiérrez Alea (Guantanamera) aborda, com talento e sensibilidade, temas como tolerância e discriminação. Cuba, 1979. David, um jovem universitário e militante comunista, conhece Diego, um professor homossexual. Entre os dois, nasce uma amizade que enfrentará os preconceitos da sociedade e do regime cubano.

4º -Lucia

(Humberto Solás - 1969)

O filme conta a vida de três mulheres cubanas chamadas Lucía, pertencentes a três períodos históricos diferentes: A guerra da independência de Cuba (contra a Espanha), os anos 30 e os anos 60.


5º-

Morte de um Burocrata

(Tomás Gutiérrez Alea -1966)

Um funcionário exemplar morre acidentalmente. Quando sua mulher resolve dar entrada ao processo para receber sua pensão, toma conhecimento que o marido foi enterrado com os documentos. A partir daí, seu sobrinho inicia uma longa e cansativa luta burocrática para que o tio seja desenterrado e eles possam reaver os papéis que tanto necessitam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Get your own Chat Box! Go Large!
Free CUBA MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com