segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Fidel Castro : "A história me absolverá"



Fidel Castro nasceu no dia 13 de agosto de 1926 no vilarejo de Biran, no leste de Cuba. Seu pai era um próspero proprietário de terras nascido na Espanha.
Fidel foi, por mais de quatro décadas, ditador em um regime baseado numa política de partido único e numa política repressiva de estado, no que diz respeito à liberdade de expessão e à aplicação de penas duras(inclusive a morte) a presos políticos.


Vejamos alguns dos principais feitos de Fidel:


  • Em 26 de julho de 1953, liderou um levante contra o ditador militar Fulgencio Batista, com um ataque frustrado aos quartéis de Moncada, em Santiago de Cuba.

  • Em maio de 1955 depois de ter ficado preso por causa do ataque, Fidel recebe anistia e parte para o México.

  • No dia 2 de dezembro de 1956, Fidel e 81 outros futuros revolucionários chegam a Cuba no barco "Granma". A maioria é dispersada, mas os remanescentes - entre eles Fidel, seu irmão Raúl Castro e o argentino Ernesto "Che" Guevara - fogem para as montanhas de Sierra Maestra, onde tem início a guerra de guerrilha.

  • Em 8 de janeiro de 1959, Fidel entra em Havana depois de uma viagem triunfal por Cuba. Como "comandante" supremo das Forças Armadas, ele dá início às transformações políticas, econômicas e sociais em Cuba.

  • No dia 3 de janeiro de 1961, Os EUA rompem as relações diplomáticas com Havana e no dia 19 de abril do mesmo ano Fidel comanda as tropas para frustrar uma tentativa de invasão de exilados cubanos que contavam com o apoio dos EUA, na baía dos Porcos.

  • Em 7 de fevereiro de 1962os EUA impõem o embargo econômico total.

...



  • Em 1990 O colapso da União Soviética faz Cuba mergulhar na crise.

  • 5 de agosto de 1994 Centenas de moradores de Havana fazem manifestações anti-Fidel, nos maiores tumultos sociais desde a revolução.

  • Agosto-setembro de 1994 -- Mais de 35 mil pessoas abandonam Cuba em jangadas e barcos improvisados, o que forçou os EUA a permitir 20 mil vistos legais de entrada a cubanos por ano.

...

Em 25 de novembro de 1999 - 28 de junho de 2000 - Saga Elián Gonzáles. Fidel lança uma grande campanha pelo retorno do garoto cubano de 6 anos, resgatado no mar, próximo à costa dos EUA, depois de um naufrágio que matara sua mãe. Elián acaba voltando a Cuba.

...

  • No dia 20 de outubro de 2004, Fidel quebra o joelho esquerdo e o braço direito numa queda depois de proferir um discurso no mausoléu de Che Guevara, em Santa Clara.

  • Em 31 de julho de 2006, Fidel entrega temporariamente o poder ao irmão Raúl Castro, depois de se submeter a uma cirurgia no intestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Get your own Chat Box! Go Large!
Free CUBA MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com