sábado, 22 de agosto de 2009

Escritores e Livros Cubanos

Escritores

Alejo Carpentier
Abilio Estévez
Daína Chaviano
Dulce Maria Loynaz
Eliseo Diego
Guillermo Cabrera Infante
José Lezama Lima
José Martí
Nicolás Guillén
Pedro Juan Gutiérrez
Raúl Rivero
Reinaldo Arenas
Virgilio Piñera
Zoé Valdéz

Livros

Antes que anochezca





É um livro autobiográfico de autoria do cubano Reinaldo Arenas, escrito no exílio, já gravemente doente. Publicado em 1992, o livro relata as transformações sociais em Cuba antes e depois da revolução de 1959.

Perseguido por ser homossexual e não concordar com as regras para a produção cultural revolucionária na ilha, Arenas pretendeu escrever uma crítica à ditadura castrista. Foi adaptado para o cinema em 2000, e seu autor foi interpretado por Javier Bardem — papel que lhe valeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator.


A História me Absolverá/(espanhol:)La Historia me absolverá



É um documento que reúne o discurso de defesa de Fidel Castro (o livro é escrito pelo próprio) por ocasião do julgamento no contexto do Assalto ao Quartel Moncada em 26 de julho de 1953.

No julgamento que se seguiu pelas ações, assumiu sua própria defesa e defendeu o direito dos povos de lutarem contra a tirania. Condenado a quinze anos de prisão, começou a cumprir a pena na prisão de Boniato (Santiago de Cuba) e depois foi transferido ao Presidio Modelo (Isla de Pinos), onde reelaborou sua auto-defesa que teve sua primeira publicação e distribuição clandestinas em 1954 e desde então foi editada numerosas vezes em Cuba, como em muitos outros países e traduzido nos mais diversos idiomas.


Trilogia Suja de Havana

Nestas narrativas de caráter fortemente autobiográfico, Pedro Juan Gutiérrez faz uma crônica impactante da vida em Havana durante a grande crise de Cuba nos anos 90.

Os relatos contêm a verdade de um homem que nasceu e cresceu na utopia da Revolução Cubana. Mostram um povo faminto, sem rumo, mas em nenhum momento amargo ou no papel de vítima das circunstâncias históricas. Ao mesmo tempo, a escrita impulsiva de Gutiérrez revela o engajamento do autor com tudo o que lhe é vital.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Get your own Chat Box! Go Large!
Free CUBA MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com