sábado, 22 de agosto de 2009

Música Cubana

Introdução

Até o final do século XIX, a música cubana ainda não havia encontrado a sua verdadeira identidade. Origináriada fusão de elementos culturais trazidos da Espanha (durante a colonização) e da África (pelos negros utilizados no trabalho escravo) teve sua evolução sensivelmente marcadas por várias outras influências. Muito antes de pertencer ao “Novo Mundo” o único som ouvido em Cuba ecoava dos primitivos instrumentos tocados pelos índios Taínos e Siboneyes . Eram sons de tambores, conchas , maracas e outros instrumentos de percussão que, embora tivessem atravessado séculos, não deixaram rastros que permitissem de forma significativa qualquer registro histórico.



Ritmos Cubanos

Bolero
Cha-cha-chá
Contradanza
Danzón
Danzonete
Guaguancó
Guajira
Guaracha
Mambo
Merengue
Nueva Trova Cubana
Pachanga
Rumba
Salsa
Son
Son montuno
Timba


Cantores Cubanos


Bienvenido Granda
Carlos Puebla
Celia Cruz
Addys D'Mercedes
Donato & Estéfano
Faustino Oramas
José Fernández Díaz
Ibrahim Ferrer
José Sanchéz
Pablo Milanés
Eliades Ochoa
Silvio Rodríguez
Sara González

*Jon Secada


Juan Francisco Secada Martinez, mais conhecido como Jon Secada (Havana, 4 de outubro de 1962) é um cantor e compositor cubano radicado nos EUA.


OUÇA: Just Another Day (1992)





*Gloria Estefan



Gloria Estefan, nascida Gloria Maria Milagrosa Fajardo (Havana, 1 de setembro de 1957) é a maior cantora latina da história. Já vendeu mais de 90 milhões de discos no mundo todo, e está entre os 20 artistas mais vendedores de todos os tempos.



OUÇA: Conga







Bandas




Era um clube de dança e atividades musicais de Havana em Cuba, local onde os músicos se encontravam e tocavam na década de 40, entre eles Manuel "Puntillita" Licea, Compay Segundo, Rubén González, Ibrahim Ferrer, Pío Leyva, Anga Díaz. Ao longo dos anos novos membros entraram no grupo.


OUÇA: Chan Chan

* Além da BVSC, existe outras bandas como Addys D'Mercedes, Orishas e Benny Moré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Get your own Chat Box! Go Large!
Free CUBA MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com